domingo, maio 01, 2005

Turandot

Para quem não saiba é uma ópera. Passada em tempos lendários. Conta a história de uma princesa meio marada dos cornos. Quem quiser casar com ela tem de responder as 3 questões que ela faz. Se responder bem a todas, casa com a miúda, caso contrário, é decapitado, morto ou o raio que o parta. Tal como muitos outros, o Príncipe da Pérsia tentou, falhou e morreu.

Depois aparece um velho e a sua escrava. O velho tinha sido rei, mas apanhou porrada e agora é um falhado. O velho cai no chão e a escrava dele tenta ajudar o velho a levantar-se. Aparece um tipo com aspecto de idiota.

Esse tipo, enquanto levanta o velho, descobre que ele (velho) é o seu pai. Ficam felizes por se encontrarem. Aparece a princesa e pensa o idiota pensa: “GANDES MAMAS!!!”. O tipo diz que tá apaixonado (lol) e contra todos os conselhos diz que quer responder às perguntas. Acerta nas respostas.

A princesa Turandot fica toda fodida, porque não quer casar e pede ao pai que a safe. O pai faz-se homenzinho e diz algo do estilo “Agora casas-te vaca de merda!!!”.

O gajo dá uma oportunidade à gaja dizendo-lhe que se ela adivinhar o nome dele a liberta do casório. A gaja ordena que torturem as pessoas que sabem o nome dele para se safar (nada fixe da parte dela mas em tempos lendários era assim mesmo!). Ele cede, porque o pai é torturado e a escrava morre, e diz à gaja o seu nome: Calaf. Mas depois ele dá-lhe a cantiga e salta-lhe para cima.

Ela em vez de dizer que ele se chama Calaf diz que ele se chama “Amor” e ficam os dois felizes a mandar naquela terra.

Alguém que me diga agora:
- Como é que se consegue demorar 3 horas a contar esta história?
- Porque é que tem de ser a cantar? (Provavelmente é porque a história é uma merda)
- Porque é embora o texto diga que a Turandot é “absolutamente linda e maravilhosa” depois aparece uma gorda com voz esganiçada?

Minhas sugestões para melhorar a Ópera:
- Histórias mais reais: homem chega a casa – encontra a mulher com o carteiro – tiros de caçadeira – morrem todos;
- Mamas ao léu por favor, gajas realmente boas em vez de tempos e tempos a convencerem o público que aquela porca a guinchar é uma deusa do amor e da beleza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nunca ninguem se lembrou, para renovar o panorama operítico, de compor uma ópera pornográfica!!...

Anónimo disse...

Non veda più opere per la vostra ricchezza. Siete un animale che dice le parole come quello. se non godete, dimentichilo appena, ma non rovini la magia.

Dio santo...
ché ritardo!

Anónimo disse...

Boas!! queria saber se por acaso nao te lembras da primeira adivinha que o princepe tem de responder, sei que a resposta é esperança... diz qualquer coisa...