segunda-feira, novembro 22, 2004

Agora já és um homenzinho...

Há cerca de seis meses, talvez um ano, o meu chefe utilizou esta frase para me felicitar por um trabalho supostamente bem feito. Foi daquelas frases que me deixou a pensar, especialmente porque já a tinha ouvido mais que uma vez.

No Calvin & Hobbes há uma tira em que o pai do Calvin diz uma coisa do estilo: “Quando era criança pensava que os adultos sabiam sempre o que fazer em determinada situação. Nunca pensei que fosse assim à balda.”. Cada vez me convenço mais que assim é. A parte gira que ando a descobrir agora é que todos querem que as crianças comecem a ser responsáveis o mais rapidamente possível.

Foi na primária, primeira classe, que ouvi pela primeira vez que já era um homenzinho. Já não cagava na fralda, já sabia estar 10 minutos mais ou menos quieto. Já não estava no jardim infantil, onde como sabemos estão os putos imberbes e que ainda nem sequer andam de bicicleta... Não, na primária eu já era um homenzinho… que luxo.

Foi com surpresa que quando cheguei ao 5º ano descobri que AGORA é que era um homenzinho. Ahh, agora é que sou!!! Já sei escrever e tudo… Sou o maior!! Isto do 5º ano é diferente… Já se joga à bola, posso comprar um pião, aprendo uma segunda língua… começo a olhar para as miúdas…

Esta frase repetiu-se nas grandes transições: 7º, 10º, 12º (neste momentos éramos homenzinhos porque segundo o prof. de Geografia já conseguíamos ter ideias próprias) e claro na faculdade(aqui já éramos maiores e vacinados… sexo, drogas e rock’n’roll). Entretanto já votei, e já voto há 8 anos. Sim, tenho 26. O estado há oito anos que diz que sou um homenzinho.

Portanto: posso beber álcool, foder, votar no futuro do país, criar um partido neo-nacionalista, trabalhar e pagar impostos, conduzir um carro e atropelar pessoal, comprar uma arma e sair à rua a dizer que sou o Rambo infeliz consigo mesmo porque gostava mais de ser o Clint Eastwood.. Posso ir para o metro para ganhar dinheiro imitando um hipopótamo com o cio. Posso também remeter-me à minha insignificância e ir trabalhando calmamente mais 40 anitos (hold your breath!) até chegar à reforma.

Serei um homenzinho? Que garantias tenho eu que o meu chefe não me estava a mentir? E a prof. Primária que sempre tive em tão grande conta??? Tudo uma cambada de charlatões que andam a passar a responsabilidade para os mais novos porque ainda não aceitaram que isto, bem lá no fundo, é tudo à balda.

2 comentários:

JD disse...

Olha que já és um homenzinho...

Já agora, para pores um contador, vai a http://www.sitemeter.com e segue as intruções

Anónimo disse...

Agora que és um homenzinho nesta coisa dos blogs, podias aprender com o mestre da blogochada...
entusiasmei-me com isto nos anos setenta, quando ainda havia causas. Agora é só mesmo um bando de apaneleirados blogueiros a escreverem coisas do tipo "ah, tenho uma comichão no escroto e tal", isso a mim não me diz nada. seja como for, take a look: http://auspicioso.blogspot.com/