terça-feira, novembro 23, 2004

Fazer a cama

Fazer a cama é daquelas merdas que não faz sentido. Mas as miúdas e as mães teimam. Vamos lá dissecar isto.

Antes de mais ninguém "faz" a cama todos os dias. No máximo o que alguns podem fazer é "esticar criteriosamente os lençóis sobre o colchão na esperança que a cama fique com um aspecto decente para quem a observe".

Há ainda pessoas que se dão ao trabalho de meter a colcha. Sim, vamos lá esticar os lençóis como se não houvesse amanhã(ou melhor, um logo à noite) fazer um trabalho hercúleo, e depois tapar tudo. Se houverem vários cobertores, tem de ser um de cada vez, não vá ficar uma bossa a notar-se. Essa bossa pode ser o inicio do fim de muita coisa... mas só isso dava para escrever um outro blog. Podemos ainda, como certas miúdas meter aquele peluche de infância ou paneleirice do estilo.

Tudo isto para quê? Duas razões chave são indicadas por esses estranhos seres que também acham utilidades em abat-jours, cortinados, almofadinhas no sofá e tapetezinhos...

Primeiro: “Porque é mais confortável.” - É mais confortável durante os primeiros cinco minutos que um tipo fica na cama sem se mexer. Aliás numa cama assim bem feitinha, tenho tanto medo de me mexer que nem durmo, não vá amarrotar um lençol. E não quero sequer pensar ouvir um “hoje não, porque a cama tá feita de lavado, tão lindinha que ela está.”.

Segundo: “Fica mais bonito” - É o um quarto. As pessoas dormem lá. Ninguém diz: “Vamos ali para o quarto jantar. Lá não temos mesa, mas a cama está feita, e está linda, hoje tá mesmo bem feita!”. Ou então na tradicional visita à casa, em que as pessoas elogiam tudo na frente, para depois dizerem mal nas costas, podemos sempre gabar o quarto: “Muito bonito, não é? Olhe, o segredo está na cama... tem sempre este aspecto, eu durmo no chão e assim nunca amarroto nada.”

Desculpem, mas eu geralmente admito: a “cama não está feita nunca a faço”. Quando são visitas importantes sai-me sempre: “Não posso acreditar que me esqueci de fazer a cama!!! Que vergonha!!! Não contem a ninguém, suplico-lhes!!! Certamente saí de casa à pressa porque já tinha perdido muito tempo a lavar o frigorífico com um cotonete...”

A cama é desorganizada (expressão mais correcta) regularmente de 16 em 16 horas. Lutar contra isto é inútil.

1 comentário:

JD disse...

Muita pinta e bastante graça.