quinta-feira, novembro 25, 2004

Literatura de Casa de Banho.

Uma vez que já abordei o assunto da reorganização da cama que, após nova discussão com a minha namorada, continuo a achar menor, venho-vos hoje falar da literatura de WC.

Ao contrário do quarto, o WC é provavelmente a divisão mais requisitada da vossa casa. Se convidam alguém para jantar, certamente irá lavar as mãos antes e mandar uma real cagada depois. Se não o fizer, no o voltem a convidar. Acontecerá por vezes receber alguém que estava ali a passar, mas a quem deu uma forte dor de barriga.

Por outro lado o WC é lugar de intimidade extrema. É o único sitio onde estão em pleno contacto com o vosso corpo em actividades lúdicas (para os mais novos, esses malandrecos) ou de manutenção (eliminação de detritos).

Temos aqui uma dualidade interessante. Se da perspectiva de quem visita é o montra da vossa casa, da vossa perspectiva pode ser o que quiserem. Abordemos pois os estilos de literaturas de WC mais frequentes.

Vazia

Um WC sem livros, revistas ou outra papelada, deixa logo caminho aberto a que os olhos do visitante vagueiem livremente por casa azulejo, torneira, mancha estranha na banheira etc. Estarão a expor ao mais cruel escrutino as vossas opções em relação à escolha de tudo o que seja higiene intima, desde o elixir dentário, ao gel de banho, passando pelo estado da escova de dentes, finalizando no papel higiénico: marca, suavidade, robustez.

Quanto a vós, sempre que estiverem no WC, resta-vos contar os azulejos ou reorganizar a equipa do mentalmente.

Escritório

Uma pessoa moderna e organizada parte sempre para esta solução. Há um processo perfeitamente estabelecido de controle de correspondência indesejada: Caixa do Correio, WC, Lixo. Se a conta da água, luz, gás, net, TVCabo, telefone, empréstimo da casa é sempre uma merda, que melhor sítio para proceder ao seu tratamento, tomando desde logo as grandes opções.

Para as visitas este modelo apresenta como principais desvantagens:
Não capta a atenção o tempo suficiente para evitar o resto do escrutínio;
Permite uma ainda ao utente um mais completa imagem do que é a vossa vida, e convenhamos, com aquela mancha na banheira e as contas em atraso, não é coisa que se queira.

Grandes livros


Temos uma miúda a chegar a casa, queremos impressionar e tal, toca de meter “As Vinhas da Ira”, o “Guerra e Paz” e o “Por quem os Sinos Dobram” no WC. A miúda entra e certamente ficará impressionada. ERRADO. Entra, vê aquilo, obviamente não começa a ler nenhum daqueles calhamaços, porque não há tempo. Depois começa o escrutínio do WC, topa-se a embalagem do de gel de Banho Modelo, e o papel áspero do LIDL e chega rapidamente à conclusão que um tipo que usa AXE não lê “O Castelo” (Kafka).

Quanto à vós. Até podem ler. Mas se ninguém acredita, valerá a pena?

Opção Certa

Modéstia à parte a minha casa de banho é um luxo. Para as visitas tenho sempre um Asterix, quem nunca leu não vai começar, quem já leu tanto pode reler todo, para uma grande cagada, ou apenas as partes mais cómicas, cagada expresso. Tenho um Dilbert ou um Calvin & Hobbes, porque aí permito ao convidado decidir desfrutar melhor do tempo, podendo concentrar-se a fundo no livro ou passar para uma das diversas revistas. Uma Visão, tem sempre aquelas coisas curtas e superficiais que agradam a toda a gente, e a revista do Expresso, mesmo que desactualizada faz sempre um figurão.

No fim e porque me preocupo mesmo com que me visita tenho sempre material de grande qualidade. Prezo muito a qualidade do papel higiénico, e até já comprei as toalhitas molhadas para impressionar os convidados. Sei que de todos os elementos estes nunca poderão passar despercebidos.

Confesso por fim que de facto organizo parte da minha vida no WC, uma ou outra conta, porque afinal há decisões sobre as quais devemos reflectir.

1 comentário:

julia disse...

olá.achei genial este post e gostaria que me permitisse divulgá-lo no Facebook, visto que tenho um grupo de discussão sobre esse assunto.agradeço um feedback.
Júlia